Recent Posts

Quem Somos






A Sociedade de Apoio à Família Carente – SOAFAMC, é uma ONG sem fins lucrativos com sede própria no bairro São Miguel da cidade do Crato, no estado do Ceará – Brasil. Fundada em 3 de março de 1984, por iniciativa de famílias dos bairros Muriti e São Miguel, inicialmente com a finalidade de promover a qualidade de vida a famílias de baixa renda com atividades educativas e preventivas nas áreas de educação, saúde e nutrição numa parceria com a Creche São Miguel, ampliando o seu raio de ação, de atendimento e de atividades.
Tem a missão de oportunizar às crianças e aos adolescentes, melhoria na qualidade de vida pautada na educação, na arte e nos valores essenciais da cidadania tendo famílias e parceiros neste processo.
Atualmente, a SOAFAMC desenvolve ações socioassistenciais através de projetos para crianças, adolescentes e jovens (famílias) em situação de vulnerabilidade e/ou risco social com o envolvimento dos pais e/ou responsáveis neste processo. São 857 pessoas beneficiadas diretamente e 3700 indiretamente (atendendo a todos os membros das famílias).
Todo o atendimento socioassistencial realizado pela SOAFAMC é desenvolvido nos territórios: São Miguel, Pinto Madeira, Muriti, São Bento e Mutirão. Em duas extensões com prédio próprio nos bairros Muriti e São Miguel, onde contempla também o bairro Pinto Madeira, bem como, em espaços físicos cedidos pelas comunidades dos bairros Mutirão e São Bento. 
A Sociedade de Apoio à Família Carente desenvolve um trabalho, acreditando ter no social, o meio de construção e de expressão da verdadeira cidadania, embasada nos valores de: igualdade de direitos; ética; afetividade; educação integral; autonomia; protagonismo.  Através de projetos de ações socioassistenciais e político-pedagógicos com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, à adolescência, à juventude, e as famílias a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades, utilizando como instrumentos facilitadores desse processo a arte, a cultura, a formação humana e profissional. Com a participação ativa de crianças, adolescentes e pais, em atividades socioeducativas, político-pedagógicas e educação em saúde, com apoio de voluntários que realizam trabalhos de casa em casa, e com parcerias.
Em seus 30 anos de experiência e luta no combate às causas da pobreza, na busca da garantia de direitos e inclusão social, adquiriu conhecimentos e credibilidade na atuação junto às comunidades de São Miguel, Pinto Madeira, Muriti, Mutirão, Pantanal e Vila São Bento. Vale destacar, que a consciência de sua legitimidade também se constrói e reconstrói pelo bom uso dos aportes financeiros, pedagógicos e legais agregados à sua missão de oportunizar a melhoria de qualidade de vida, seguindo sua visão de ser reconhecida como instituição que desenvolve serviços socioassistenciais possibilitando o protagonismo do público atendido. É importante salientar, que durante toda a sua trajetória, a SOAFAMC busca diminuir as vulnerabilidades e fortalecer as potencialidades das famílias atendidas, procurando fortalecer os vínculos nas famílias e nas suas comunidades, onde aos poucos o assistencialismo abre espaço ao trabalho socioassistencial e educativo, pautados na arte e nos valores essenciais da cidadania.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Nossos Parceiros e Convênios

Nossos Parceiros e Convênios